Diferença entre a igreja católica e protestante ou evangélica?
Por Luis C. Ribeiro | Atualizado em
No Brasil há muitas igrejas e religiões, como a católica e evangélica, por exemplo. Quais os fatores similares entre eles e quais as principais diferenças? Essas diferenças são tão grandes assim a ponto de precisar existir duas correntes dentro do cristianismo? Protestante e evangélico é a mesma coisa?// Respostas
Existem similaridades e diferenças entre católicos e protestantes, tudo dependerá do que a pessoa estiver comparando. Ambas são consideradas igrejas cristãs e este é o principal ponto de similaridade que é a crença em o mesmo Deus e também na pessoa e obra de Jesus Cristo. Então, de fato não era para ter diferenças muitos significativas, pois todas partem de um mesmo princípio, mas no campo das diferenças há muito o que observar, mas aqui tratarei apenas das questões principais.
Católicos
Embora tenha a Bíblia como referencial, a Igreja Católica está fortemente edificada sobre os dogmas da igreja e a sua extensa tradição. Este é o ponto das principais diferenças. Entre algumas crenças e práticas católicas que os diferenciam dos evangélicos estão:
- O culto aos santos da igreja;
- O culto aos mortos, como as missas de 7º dia, missa de um ano de falecimento, etc;
- A crença que Maria era sem pecado;
- A instituição dos sacramentos (muitos são aceitos pelos protestantes, mas não como sacramentos);
- O poder inquestionável do papa;
- A confissão dos pecados aos padres;
- Entre outros
Protestantes ou evangélicos
Primeiro é preciso entender que a palavra protestante foi usada em referência ao movimento da reforma protestante e para designar os seguidores desta reforma. Mais tarde e com a expansão deste grupo e inclusive pelas diferenças que surgiram dentro dele passou a ser cunhado o termo evangélico. De certa forma é a mesma coisa.
Entre as crenças dos protestantes ou evangélicos que os diferenciam dos catóicos estão:
- A crença que a Bíblia é a única regra de fé e prática;
- A salvação é exclusivamente pela fé sem as obras da lei;
- Todos os crentes são santos diante de Deus mediante a fé na obra de Cristo;
- Todos os crentes têm livre acesso a Deus (através de Jesus Cristo) sem a necessidade de intermediários, sejam eles outros santos ou lideres espirituais aqui na terra.
- Entre outros

Cristão e idealizador deste blog, crente no evangelho da graça de Deus em Jesus Cristo.
Veja a biografia completa aqui