Quem são os evangélicos, quantos são e onde estão no Brasil
Por Luis C. Ribeiro | Atualizado em
De acordo com os dados do Censo 2010 do IBGE, os evangélicos passaram de 17% da população brasileira em 2000 para 22,3% em 2012. Dentro desse aumento houve algumas igrejas evangélicas que experimentaram um crescimento maior, como é o caso da Assembleia de Deus, enquanto outras nada cresceram ou até perderam membros.Mas para entender melhor este quadro, compilei uma série de dados do Censo 2010 com o intuito de mostrar quem são os evangélicos no Brasil, quantos são e como estão distribuídos pelos vários estados brasileiros. Para entender os gráficos é preciso levar em conta que o IBGE separou os evangélicos por igrejas, agrupando em outros as igrejas menores. Há ainda um grande percentual listados como não determinados. Vamos os números.
Evangélicos no Brasil
A seguir veremos como é a distribuição por estados no Brasil, ou seja, como os dados do gráfico acima mostra a totalidade no país inteiro, agora teremos essa distribuição nos estado e no Distrito Federal.
Evangélicos no Acre
Evangélicos em Alagoas
Evangélicos no Amapá
Evangélicos no Amazonas
Evangélicos na Bahia
Evangélicos no Ceará
Evangélicos no Distrito Federal
Evangélicos no Espírito Santo
Evangélicos em Goiás
Evangélicos no Maranhão
Evangélicos no Mato Grosso
Evangélicos no Mato Grosso do Sul
Evangélicos em Minas Gerais
Evangélicos na Paraiba
Evangélicos no Paraná
Evangélicos em Pernambuco
Evangélicos no Piauí
Evangélicos no Rio de Janeiro
Evangélicos no Rio Grande do Norte
Evangélicos no Rio Grande do Sul
O estado do Rio Grande do Sul é o único do país onde a Assembleia de Deus não é maioria, em função do expressivo número de luteranos neste estado.
Evangélicos em Roraima
Evangélicos em Santa Catarina
Evangélicos em São Paulo
Evangélicos em Sergipe
Evangélicos no Tocantins
O que os dados acima mostram?
Números. Números são números e para terem algum valor precisam ser interpretados e aplicados de maneira correta em seu devido contexto.
Mas algumas coisas nos saltam os olhos ou pelo menos não é preciso grande esforço para compreender. Veja algumas observações que fiz:
- A Assembleia de de Deus é de longe a maior denominação evangélica no Brasil e com exceção do Rio Grande do Sul, ela é a maior em todos os estados.
- Os evangélicos brasileiros são essencialmente pentecostais ou carismáticos. O ponto acima ajuda a explicar este aqui.
- Com exceção dos estado do Amapá, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, a igreja Batista é a segunda maior denominação nos estados.
- A congregação Cristão no Brasil tem sua maior força nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Este último é onde ela tem maior força. Ao mesmo tempo é quase inexistente em outros estados, como o Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, por exemplo.
- A Igreja Universal do Reino de Deus tem maior concentração no estado do Rio de Janeiro e em boa parte dos estados do Nordeste.
- A Igreja do Evangelho Quadrangular tem sua maior concentração nos estado de São Paulo, Minas Gerais, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul.
- A Igreja Adventista do Sétimo dia tem sua maior concentração nos estado de São Paulo, Bahia e Pará.
- Talvez uma das constatações mais óbvias é a forte presença dos luteranos nos estado do Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- Ha menos presbiterianos no Brasil do que se possa pensar. Sua presença é mais forte em São Paulo, Minas Gerais e no Paraná.
Censo 2020
No ano de 2020 está previsto a realização do novo censo e com isso será possível comparar os dados de 2010 com 2020 e observar o que aconteceu nesses 10 anos.
Cristão e idealizador deste blog, crente no evangelho da graça de Deus em Jesus Cristo.
Veja a biografia completa aqui